O Grupo Escoteiro Leão do Mar – GELMAR SC

048 (www.grupoleaodomar.org.br) é uma organização não governamental, civil, de fins filantrópicos com utilidade pública municipal e estadual atuando na formação de jovens como instituição de educação extra-escolar, atuando oficialmente no município desde 23 de outubro 1980. Participou de importantes momentos da cidade de Balneário Camboriú, como no auxílio aos desabrigados das enchentes de 2008  e 1984, momentos em que auxiliou as autoridades constituídas no socorro aos cidadãos. Neste período, vem exercendo papel ativo na formação de melhores cidadãos e auxílio à comunidade.

Em 2019 o Grupo atingiu 308 inscrições entre crianças, jovens de 7 a 21 anos e adultos voluntários, sendo portanto  um dos maiores grupos escoteiro do estado de Santa Catarina. A participação em todos os eventos regionais, e de alguns nacionais nos últimos anos contribuiu para o seu reconhecimento dentro País, tendo inclusive a honra de um de seus antigos membros fundadores ser eleito Diretor Executivo Presidente da UEB Nacional (União dos Escoteiros do Brasil - www.escoteiros.org.br), na década de 90.

Mais o que é um grupo escoteiro ? O que as crianças fazem lá ?

Um grupo escoteiro nada mais é que um local onde famílias e adultos, de forma totalmente voluntária, se reúnem com o propósito de criar e aplicar atividades variadas para os jovens, buscando dar um complemento a  educação familiar, escolar  e religiosa da criança, preferencialmente ao ar livre.

O Grupo sempre participa de atividades sociais, cívicas, culturais, esportivas e ambientais em toda a cidade, com as mais variadas entidades, merecendo destaque algumas campanhas que participamos: Campanhas do Agasalho, Campanhas de Vacinação, Campanhas contra o mosquito da dengue, Plantios de árvores, Visitas a Asilos, Visitas  a casa de passagem e abrigo, Desfiles cívico de 7 de setembro, Desfiles cívico do dia do Município, Colaboramos no Pedágio da APAE, Colaboramos no Pedágio da Escola de Cães Guia Ellen Keller, Visitas a Casa da Criança.

O Escotismo

O Escotismo surge em 1907 Londres, com o General Robert Smith Baden Powell, militar britânico que quando do seu retorno de suas obrigações ficou preocupado com o que viu nas ruas de Londres, jovens sem atividades jogadas pelas ruas e sem perspectiva. Ele estuda o problema, aproveita sua experiência com viagens servindo ao Império Britânico, pela África, Ásia, EUA etc... e rascunha uma proposta, que se tornou o movimento escoteiro como agora o conhecemos.

Hoje somos em torno de 50 milhões de escoteiros no mundo, com 171 organizações nacionais, em apenas 5 países não existe movimento escoteiro, sendo eles; Andorra, República popular da China, República Popular Democrática da Córeia e República Democrática Popular do Lao.  Todo o mundo é gerido pelo WOSM (World Organization of the Scout Movement – www.scout.org ) entidade que representa o movimento escoteiro mundial, participa desde 1947, portando, praticamente desde a sua fundação, como ONG Organização não Governamental - com status consultivo de um dos principais conselhos da ONU, o Econômico e Socialnco Mundial, Rede da Juventude Emprego.

Na UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, é considerado, por este organismo da ONU, como o maior movimento de educação não formal de jovens do mundo.

O Movimento Escoteiro foi um dos pioneiros na educação e preservação do Meio Ambiente no mundo. Desde 1907, ano de sua fundação, tem alimentado, e co-educado, gerações de amantes da natureza e do meio ambiente,  é parceiro do PNUMA Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

História do Gelmar em BC

Surgiu do pleito de uma criança, Miguel Carvalho,  de algumas famílias e professores, do Colégio Estadual João Goulart, que queriam propiciar atividades saudáveis e variáveis  diferenciadas a seus filhos e a outros jovens de nossa cidade.

Atento, e agindo prontamente para atender essa demanda, o Lions Clube Leão do Mar apoiou a criação do grupo, organizando os primeiros procedimentos visando a sua criação, convidando a direção regional escoteira, e marcando as reuniões necessárias para informar as famílias interessadas.

Fotos de matérias e jornais da época da fundação do Grupo.  https://www.flickr.com/gp/jmpn71/wZH9AQ

O curta "Como Tudo Aconteceu: Uma Breve História do Leão do Mar" é uma produção da Alcateia Wainganga do Grupo Escoteiro Leão do Mar 48/SC para edição 2016 do Festival Leãozito de Ouro. "Como tudo aconteceu: uma breve história do Leão do Mar" Vc sabe como surgiu o Grupo escoteiro

Leão do Mar? Conhece um pouco da história das sedes por onde o grupo passou em Balneário Camboriú? Baseado em fatos reais, com fotos e reportagens de jornais da época, nosso filme, que também é uma homenagem ao cinema mudo, responde estas questões.

[embed]https://youtu.be/MiPSDWuNTQk[/embed]